sábado, 17 de agosto de 2013

Android - Sua História


História

Em julho de 2005 a Google adquiriu a Android Inc., uma pequena empresa em Palo Alto, Califórnia, USA. No tempo da Google conduzido por Andy Rubin, foi desenvolvida uma plataforma de telefone móvel baseado em Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.
Em Dezembro de 2006, com as noticias da BBC e The Wall Street Journal, surgiram mais especulações que a Google estava entrando no mercado de telefones móveis. A imprensa reportou rumores de um telefone desenvolvido pela Google. Atualmente, é desenvolvido em parceria com a empresa de software Sun Corp.
O primeiro telefone comercialmente disponível a rodar no sistema Android foi o HTC Dream, lançado a22 de outubro de 2008.
Em 27 de maio de 2010 Matias Duarte, antigo diretor da interface da Web OS, se junta a equipa do Android após a compra da Palm pela HP.
O primeiro tablet comercialmente disponível a rodar o sistema operativo Android 3.0 foi o Motorola Xoom, lançado a 24 de fevereiro de 2011 nos Estados Unidos.


Características

Com o lançamento do SDK, características e especificações para o Android são facilmente distribuídas.
Handset layouts
A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGA maiores, gráficos 2D, bibliotecas gráficas 3D baseadas em OpenGL ES especificação 2.0 e os layouts mais tradicionais de smartphones.
·         Armazenamento
É utilizado SQLITE para armazenamento de dados.
·         Mensagens
Tanto SMS como MMS são formas disponíveis de envio de mensagens.
·         Navegador
O navegador disponível no sistema é baseado no framework de Código aberto conhecido como Web Kit.
·         Máquina virtual Dalvik.
Aplicações escritas em Java são compiladas em bytecodes Dalvik e executadas usando a Máquina virtual Dalvik, que é uma máquina virtual especializada desenvolvida para uso em dispositivos móveis, o que permite que programas sejam distribuídos em formato binário (bytecode) e possam ser executados em qualquer dispositivo Android, independentemente do processador utilizado. Apesar das aplicações Android serem escritas na linguagem Java, ela não é uma máquina virtual Java, já que não executa bytecode JVM.
·         Multimídia
O sistema irá suportar formatos de áudio e vídeo como: MPEG-4, H.264, MP3, e AAC.
Suporte Adicional de Hardware
O Android é totalmente capaz de fazer uso de câmeras de vídeo, tela sensível ao toque, GPS, acelerômetros, e aceleração de gráficos 3D.
Ambiente de desenvolvimento (SDK)
Incluem um emulador, ferramentas para debugging, memória e análise de desempenho. O Eclipse (IDE)(atualmente 3.4 ou 3.5) poderá ser utilizado através do plugin Android Develpment Tools (ADT).

Root no Android



Fazer Root é simples, no entanto ele pode ocasionar problemas com a garantia, pois, com o super usuário ativo o usuário tem acesso configurações que podem danificar o aparelho. Os principais objetivos de se fazer o root no Android é para usar programas que requerem acesso mais poderoso que o normal disponibilizado pela fabrica, pois há inúmeros programas que fazem overclock, underclock, sistema antifurto, distribuidores de conexão móvel [operadora] por wi-fi para outro dispositivo.


As ROMs customizadas são muito procuradas, pois modificam todo o sistema em busca de melhora no desempenho e no uso da memória. E para modificar a ROM original do aparelho é necessário ter acesso root. O processo é reversível e se chama unroot.


Fonte: Blog MARCOSVPERBONI

Postado por: Mauro Capp.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

ANDROID – Infográfico mostra a história de atualizações do sistema Android

O sistema operacional Android é o mais popular do mundo e isso todo mundo já sabe, e desde 2008 já foram lançadas muitas versões do sistema. Numerando foram 39 atualizações para o Android entre quais, nove versões principais do sistema.
A partir da versão do Android chamado 1.5 Cupcake até a mais recente versão Jelly Bean 4.2.2, houveram muitas melhorias e alterações no sistema, adições de recursos, atualizações de segurança e melhorias gerais. Aqui temos um infográfico da evolução do sistema.


Fonte: Smartzone

Postado por: Stephanie Silva