terça-feira, 3 de setembro de 2013

O que é Sistema de Arquivos?

Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. Conforme cresce a capacidade dos discos e aumenta o volume de arquivos e acessos, esta tarefa torna-se mais e mais complicada, exigindo o uso de sistemas de arquivos cada vez mais complexos e robustos. Existem diversos sistemas de arquivos diferentes,  que vão desde sistemas simples como o FAT16, que utilizamos em cartões de memória, até sistemas como o NTFS, EXT3 e ReiserFS, que incorporam recursos muito mais avançados. 

Sistema de Arquivos no Android



Android não contem um sistema de arquivos comum, como é encontrado em sistemas desktop. Todos os dados são visíveis apenas para uma aplicação. Quando uma aplicação necessita acessar uma informação presente ou outra aplicação, é utilizado um componente do tipo provedor de conteúdo. Uma aplicação pode também armazenar dados em um dispositivo de memória removível, ou internamente no aparelho usando arquivos. A aplicação pode, alternativamente, com o SQLite (banco de dados SQL embutido escrito na linguagem C), armazenar informações em tabelas em um banco de dados. A plataforma suporta ainda o acesso a operações de rede que podem ser utilizadas para guardar ou requisitar dados.



Fonte: Hardware e Oficina da Net

domingo, 1 de setembro de 2013

Ouya o console compacto para Android


O Ouya é um console de porte pequeno de código aberto, sendo o primeiro desse tipo a rodar o sistema Android, ele foi lançado em Julho de 2012, outra característica é a possibilidade do próprio usuário (caso tenha interesse) desenvolver jogos para ele e modificar o hardware livremente.


O Ouya é tão pequeno que cabe na palma da mão, mas por dentro da "caixinha" tem componentes poderosos, capaz de rodar jogos com ótimos gráficos e vídeos em alta resolução 1080p, basta conecta-lo em uma TV ou monitor para começar a diversão.

Configuração: vem com sistema Android 4.1 Jelly Bean, processador Quad Core NVIDIA Tegra 3, 1GB de memória RAM, armazenamento interno de 8GB mais expansão via USB, conexão: HDMI, Wi-Fi e Bluetooth, porta USB 2.0 e ETHERNET. Ao adquirir o Ouya o usuário irá receber um kit de desenvolvimento de software, para caso ele queira fazer seus próprios jogos.

O controle: sem fio é muito estiloso, tem duas alavancas analógicas, um direcional digital, oito botões de ação e um touchpad de 3 polegadas no centro. Os quatros botões que ficam na parte de cima do controle tem as letras: O,U,Y,A, cada uma com uma cor diferente: vermelho, verde, azul e amarelo.

Curiosidades: Outros Projetos de Consoles com sistema Android
No início de 2013, GameStick foi outro console com Android que surgiu na Kickstarter

O NVIDIA Shield é um console portátil que trabalha com Android 4.2. Trata-se de um display que possui um controle acoplado, cujo mesmo lembra muito o controle do Xbox 360.

Fonte: http://www.cemporcentoandroid.com.br/2013/05/voce-conhece-ouya-e-o-primeiro-console.html